quinta-feira, 28 de junho de 2012

Uma Alexandria de reflexão


Nessa semana, assistindo ao filme Alexandria, a coisa mais evidente que pude notar é que o ser humano é o mesmo crápula há séculos. Passaram-se os milênios e a agonia pelo respeito é a mesma. Ou talvez, nós é que não aprendemos nada sobre isso desde lá atrás.

Apesar dos tempos “ultrantigos” e roupas super estranhas, o ignorante fascínio pelo poder continua destruindo e oprimindo os “sem voz”. E, se for o caso, o silêncio é tão mais significativo e faz muito mais sentido quanto duas horas, escutando alguém falar de si e de suas redomas. Ego, Egito e Egoísmo. 

Alguém aí precisa segurar isso.

Alexandria me fez pensar que o nosso relacionamento de ser humano é pesado desde o princípio. A cura (quem me dera resolver todos os problemas do mundo) não se trata de abandonar seus sentidos ou crenças para tornar essa relação mais leve, mas de apenas se “desarmar” por uns instantes [...] escutar e tentar compreender o que diz a outra pessoa. Aliás, essa outra pessoa é tão igual a todos. O que te faz ser melhor se quem controla o liga e desliga dessa vida não é você? Sem falar das muitas outras coisas incontroláveis que nos tornam em nada a qualquer momento dessa nossa caminhada.

Por isso, aquilo que te faz ser melhor que outros é momentâneo.
E alguém aí já se perguntou da onde apareceu esse senso de mais e melhor?
É engraçado, pois essa é uma questão que sempre estará vinculada a outra pessoa. Afinal, você só pode se achar melhor se houver um “pior”. E, bom, julgando.

O filme, não tão longe da realidade que não possa tocá-la, baseado em fatos reais (com uma licença romântica entre a filósofa Hipátia e um de seus escravos), acaba em guerra, destruição e no "santo louvor" à ignorância. Nada mais que uma cegueira; um ensaio, como o de Saramago.

2 comentários:

  1. Hüttl, este blog está a sua cara, hehehehe.... Muito bacana, parabéns. Continue postando.
    Abraços!
    Primo

    ResponderExcluir
  2. Relendo de novo esta cronica, fico cada vez mais impressionado com suas palavras, dignas de estar em meios de comunicaçao, parabens Filho, mais uma vez!!!!!!!

    ResponderExcluir